miércoles, 25 de febrero de 2015

Dorine Botana, diseñadora brasileña que expondrá pronto Madrid








Julia Sáez-Angulo

1.   ¿Qué es para usted una joya?
-Joia é uma obra de arte, que tenho o prazer de fazer, uma a uma, onde coloco toda a minha intuição na criação e todos os meus sentimentos.

2.   ¿Por qué se dedicó al diseño de joyas?
-Sempre gostei de joias  e desde criança tinha a mania de desenhar  minhas bijuterias mas nunca imaginei que um dia ia me dedicar a joalheria. Minha formação academica é completamente diferente, a joalheria surgiu  na mina vida como um hobby e se tornou uma profissão.

3.   ¿Cuáles son los criterios o conceptos que se barajan en sus diseños?
-Procuro fazer uma coisa diferenciada na joalheria, sempre trabalho com pedras brutas e todas as minhas coleções surgem dessas pedras que faço questão de garimpa-las  pessoalmente, corta-las e formata-las preservando sempre a essencia da pedra bruta.



4.   ¿Qué materiales utiliza y por qué? ¿De donde se suministra?
-Utilizo sempre o ouro como metal  porque ouro amarelo  me facina. As pedras são sempre brutas mas procuro adornar as pedras brutas com  pequeñas pedras lapidadas como diamantes, turmalinas, aguas marinhas etc.

5.   ¿Qué diseñadores de la historia le interesan?
- Gosto de pesquisar todos mas aprecio em especial René Lalique, acho as peças dele muito especiais.


6.   ¿Quiénes saben llevar mejor una joya?
-       Acho que joia é uma peça de adorno, para enfeitar mas acredito que a joia tem que ser usada para dar prazer e não para ser  ostentada.

7.   ¿Cómo no caer en parecer un árbol de Navidad?
-Isto é muito relativo, aquilo que pode parecer uma arvore de Navidad para mim pode ser apenas prazer  para outra pessoa, prefiro a discrição mas isto é uma questão de gosto de cada um, muito difícil de julgar.


8.   ¿Qué personajes públicos del cine, teatro, política o sociedad saben lucir bien las joyas?
-Conheço muitas pessoas que sabem usar muito bem uma joia mas nos últimos tempos posso citar Scarlet Johansson na apresentação do Oscar, achei que ela estava perfeita usando uma joia ousada.




¿Qué museo conserva las mejores joyas de la historia?
 -Acredito que existam muitos museus mas prefiro citar alguns que conheço. Louvre (Paris), Museu de Historia Natural (Washington), British Museum (Londres) e Palacio do Arsenal do Kremlin.
 
10 ¿Qué proyectos de ferias o exposiciones tiene?
 -Quero continuar exponde em galerías de artes no exterior e fazendo alguns eventos de joias  com designers Brasileiros.



10.                ¿Dónde se encuentran las mejores ferias de joyas?
- Basel (Suiça), Vicenza Oro (Italia), JCK (Las Vegas) e Hong Kong.


No hay comentarios: